2/28/2012

Major Edeilson Carvalho será comandante do 3º BPM

Com a saída de  Zaononi Porto em razão da promoção para coronel, quem assumirá o comando do 3º Batalhão da PM em Imperatriz é o major Edeilson Carvalho, atualmente comandante da 5° Companhia da PM de Açailândia, 70 km de Imperatriz. A informação foi divulgada nesta tera-feira (28) pelo jornalista Gil Carvalho em seu site onde ele deixa subentendido que a informação partiu de uma fonte.
Major Edeilson é um militar conhecido em Imperatriz em virtude de ter iniciado a carreira militar no próprio quartel que vai comandar a partir de agora.  Lá, Edeilson iniciou a carreira como soldado, integrou a primeira turma de oficiais formado pela UEMA, deixou a cidade para fazer cursos de formação e ao retornar  em 1996, como aspirante, ganhou destaque pela inteligência, ousadia e liderança.
Edeilson tem formação em ireito, na Universidade Federal do Maranhão,campus de Imperatriz. Gil, que também tem acesso ao oficial, disse que ao conversar com Edeilson, ele próprio, ainda não tinha recebido a confirmação, apenas um contato do comandante geral.  A posse do novo comandante do 3º BPM está prevista para a próxima quinta-feira o comando da unidade militar.
Curiosamente ninguém da PM foi localizado pela reportagem para comentar sobre a mudança de comando. Os telefones (99) 3525-3095 e 3525-3092 não funcionavam e até a central 190 apresentava problemas. Os telefones do comando– aquele que fica com o comandante– e o pessoal de Major Ventura, também nao atendiam nesta terça-feira.

Grileiro, pai de pré-candidata a prefeita, agride grupo de sem terras em Bom Jesus das Selva


JOsé Osvaldo e sua filha pré-candidata

O grupo de sem terra que na semana passada  desocupou uma área de terra pertencente à União, no município de Bom Jesus das Selvas, decidiu reocupar o local na tarde do último sábado. No mesmo dia, o grupo foi surpreendido por mais uma ação violenta do grileiro José Osvaldo Damião, que na década de 90 foi acusado de ser o responsável por vários crimes no campo, incluindo as mortes de vários trabalhadores  rurais. Á época, a motivação dos crimes foram os mesmos de hoje, a ocupação de terras.
No momento da confusão, vários sem terra foram agredidos covardemente pelo grileiro e seus capangas, que armados ameaçavam quem estava por perto. uma mulher grávida foi perseguida e atropelada pelo grileiro. A jovem Fagnea Carvalho de Oliveira foi levada para o hospital  municipal de Bom Jesus das Selvas. No domingo, a jovem perdeu a criança devido a gravidade dos ferimentos causados pelo atropelamento.
Após o ataque do grileiro e de seus capangas, o grupo agredido foi até a polícia local para registrar um boletim de ocorrência, sem sucesso. Com a negativa da polícia local o grupo decidiu procurar a regional em Açailândia, onde também não tiveram êxito.
Estranhamente, na tarde desta segunda-feira, o grupo de sem terra foram mais vez surpreendidos, desta vez pela Polícia militar, sob o comando do major Edeilson Carvalho, que sem mandato judicial tentou intimidar os sem terra e chegou até a apreender um caminhão usado para o transporte das famílias.
Testemunhas afirmaram ao blog que o major Edeilson Carvalho e sua tropa, foram vistos na noite desta segunda-feira jantando na sede da fazenda do grileiro. O movimento pretende ainda esta semana denunciar a conduta do major ao comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco.  
Segundo João Nannã um dos lideres do movimento sem terra, com a confirmação do Incra  de que as terras pertencem à União,  o grileiro tenta agora fazer vários títulos de terras  em nome de vários laranjas  no cartório de Santa Luzia do Tide.
A população de Bom Jesus das Selvas, anda assustada e com medo de que atos de violência, inclusive com mortes promovidas por José Osvaldo, pai da pré-candidata a prefeita de Bom Jesus das selvas , Cristiane Damião, volte a ocorrer como no passado
blog do marcelo
.

2/10/2012

PM prende acusado de comandar o tráfico no bairro laranjeiras e adjacências

Açailandia – Depois de investigações minuciosas feitas por homens do serviço de inteligência da policia militar de Açailandia, comandada pelo o major Edeilson carvalho, a policia conseguiu prender um homem identificado como: Raimundo Costa de Oliveira (27), conhecido pela alcunha de “gordinho”.

A prisão do acusado foi efetuada por volta das 20h30min. da noite desta quinta-feira 09/02, quando o mesmo se encontrava em um bar de sua propriedade, localizado na rua 13 de junho no bairro laranjeiras, em uma área conhecida como “casqueiro” que segundo a policia funcionava só de fachada para não despertar qualquer suspeita.

Em poder do acusado os policiais encontraram: 257 pedras de crack, plástico e tesoura que eram utilizados para embalar a droga e aproximadamente R$ 1.200,00 em dinheiro, que segundo a policia é fruto do comercio criminoso. O acusado não quis falar com a imprensa.

O serviço de inteligência da policia militar continua com as investigações, no sentido de prender outros traficantes que vem atuando na cidade e região.

O acusado Raimundo Costa de Oliveira, foi apresentado no 1º distrito policial para as providencias cabíveis.

Por Antonio Marcos