2/28/2012

Grileiro, pai de pré-candidata a prefeita, agride grupo de sem terras em Bom Jesus das Selva


JOsé Osvaldo e sua filha pré-candidata

O grupo de sem terra que na semana passada  desocupou uma área de terra pertencente à União, no município de Bom Jesus das Selvas, decidiu reocupar o local na tarde do último sábado. No mesmo dia, o grupo foi surpreendido por mais uma ação violenta do grileiro José Osvaldo Damião, que na década de 90 foi acusado de ser o responsável por vários crimes no campo, incluindo as mortes de vários trabalhadores  rurais. Á época, a motivação dos crimes foram os mesmos de hoje, a ocupação de terras.
No momento da confusão, vários sem terra foram agredidos covardemente pelo grileiro e seus capangas, que armados ameaçavam quem estava por perto. uma mulher grávida foi perseguida e atropelada pelo grileiro. A jovem Fagnea Carvalho de Oliveira foi levada para o hospital  municipal de Bom Jesus das Selvas. No domingo, a jovem perdeu a criança devido a gravidade dos ferimentos causados pelo atropelamento.
Após o ataque do grileiro e de seus capangas, o grupo agredido foi até a polícia local para registrar um boletim de ocorrência, sem sucesso. Com a negativa da polícia local o grupo decidiu procurar a regional em Açailândia, onde também não tiveram êxito.
Estranhamente, na tarde desta segunda-feira, o grupo de sem terra foram mais vez surpreendidos, desta vez pela Polícia militar, sob o comando do major Edeilson Carvalho, que sem mandato judicial tentou intimidar os sem terra e chegou até a apreender um caminhão usado para o transporte das famílias.
Testemunhas afirmaram ao blog que o major Edeilson Carvalho e sua tropa, foram vistos na noite desta segunda-feira jantando na sede da fazenda do grileiro. O movimento pretende ainda esta semana denunciar a conduta do major ao comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco.  
Segundo João Nannã um dos lideres do movimento sem terra, com a confirmação do Incra  de que as terras pertencem à União,  o grileiro tenta agora fazer vários títulos de terras  em nome de vários laranjas  no cartório de Santa Luzia do Tide.
A população de Bom Jesus das Selvas, anda assustada e com medo de que atos de violência, inclusive com mortes promovidas por José Osvaldo, pai da pré-candidata a prefeita de Bom Jesus das selvas , Cristiane Damião, volte a ocorrer como no passado
blog do marcelo
.