Atualmente o Maranhão, com quase 7 milhões de habitantes, é o décimo estado em população no Brasil, no entanto, recebe o penúltimo menor valor per capita do país. Isto equivale a atender uma população muito menor em busca de assistência de saúde.
O grupo formado por cerca de 70 gestores irá se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), às 10h30. O encontro com a Bancada Maranhense no Congresso, essa formada por senadores e deputados federais, será às 17h. Já na quarta-feira, às 11h, está agendada audiência com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.
De acordo com o deputado federal José Reinaldo (PSB), o Piauí, por exemplo, tem uma população que equivale a menos da metade da do Maranhão e tem uma per capita muito maior.
“Essa luta da FAMEM é muita justa, ela envolve todos os deputados federais, estaduais, envolve todos os prefeitos. Isso representa, na verdade, uma melhoria nas condições de oferta de saúde à população nos municípios do Maranhão”, explicou.
Ainda segundo ele, o pleito dos prefeitos é uma preocupação constante dos deputados federais do Maranhão, que já fizeram algumas tentativas no sentido de colocar o estado pelo menos entre os que recebem o valor médio das liberações per capita do SUS.
15/02 – Quarta-feira
10h30 – Presidência da Câmara dos Deputados
Reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia
17h – Plenário 14 da Câmara dos Deputados
Reunião da Bancada Maranhense
16/02 – Quinta-feira
11h – Ministério da Saúde
Reunião com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário