1/11/2016

Prefeito Juscelino Oliveira vistoria Clínica de Nefrologia e anuncia construção de duas Unidades de Acolhimento Adulto e Infantil e mais um Caps

Na manhã deste domingo (10) o prefeito municipal de Açailândia Juscelino Oliveira – PCdoB acompanhado do Secretário de Meio Ambiente Sininger Vidal e de equipes técnicas visitou as instalações da Clínica de Nefrologia que se encontra em fase de conclusão.
Quando em funcionamento o empreendimento realizará o atendimento diário de cerca de 80 pessoas, a clinica funcionará em três turnos, fechando somente aos domingos. O prefeito Juscelino Oliveira por sua vez tem buscado junto ao Governo do Estado as parcerias necessárias para que o empreendimento seja inaugurado já no mês de fevereiro.

A clínica de Nefrologia fica localizada no espaço onde funcionava o antigo hospital São Braz, na Avenida Bernardo Sayao próximo a Praça da Bíblia. Construída com recurso da iniciativa privada, o Centro de Hemodiálise foi projetado para ser referência regional no procedimento dialítico. As instalações atendem as normas da Resolução da Diretoria Colegiada ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que dispõe sobre os requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de hemodiálise.

Além da sala de tratamento, a unidade possui um setor especial para pacientes portadores de Hepatite A, B e C, e espaço exclusivo para a recuperação após o procedimento. O prédio tem piso antiderrapante e acessibilidade garantida, desde a entrada até aos banheiros. As paredes receberam impermeabilização as portas modernas facilitam a limpeza e a higienização em todos os ambientes. O descarte de materiais e detritos também conta com esquema especial em área anexa ao prédio, evitando assim qualquer risco de contaminação.

Desde que assumiu o cargo, o prefeito Juscelino Oliveira (PCdoB), vem dando prioridade e total apoio à questão da hemodiálise no município. Recentemente a administração municipal esteve conversando e acompanhando alguns pacientes que fazem o tratamento em Imperatriz na intenção de buscar soluções para o melhoramento do serviço de transporte e do suporte material que são oferecidos pela Prefeitura de Açailândia aos pacientes renais de nossa regional.

A Clínica trata-se de uma conquista dos médicos empreendedores que sonhavam em trazer a instalação do centro de hemodiálise em Açailândia, dessa forma o Governo Municipal vem apoiando o empreendimento particular para conseguir através de parcerias melhorarem os atendimentos dos pacientes de hemodiálise que sofrem com a ida para a vizinha cidade de Imperatriz.

“Está basicamente pronta, a estrutura física desta Clinica de Nefrologia que é de suma importância para as famílias que buscam tratamento de hemodiálise, e que se sujeitam a ir para a cidade de Imperatriz semanalmente para passar por humilhações, e atendimentos desumanos. E, agora com essa ideia do grupo de empresários da iniciativa privada que veio para se instalar aqui, depois de muitos anos que eles tentaram a instalação desta clinica.”

“Desde a época que eu era vereador, inclusive defendi muito para que administração municipal daquela época (Ex-Prefeito Ildemar), que desse apoio a esse grupo de médicos para que fosse instalada esta clinica de Nefrologia em nosso município, infelizmente não aconteceu, e como tudo acontece ao seu tempo, hoje eles estão praticamente concluindo a clinica, e vai depender agora do empenho do Município e do Governo do Estado para iniciar o seu funcionamento, nesta segunda feira, estarei em audiência com o Governo do Estado para que acelerem o mais rápido possível a legalização e o credenciamento desta clinica junto à rede SUS para que assim venha funcionar e atender os pacientes renais.” disse o Prefeito Juscelino Oliveira.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sininger Vidal, afirmou que vem acompanhando deste que assumiu a pasta do meio ambiente, as obras de construção para a implantação desta clinica de Nefrologia, pela importância que é para as pessoas que necessitam de tratamentos renais, as centenas de famílias não só de Açailândia mais te toda região que fazem hemodiálise em Imperatriz.

“Muitas vezes vocês da Imprensa já noticiaram, as pessoas na estrada com ônibus quebrado, com falta de alimentação adequada, porque os pacientes são transportados em um ônibus sem conforto e nos seus retornos no período da noite chegam aqui totalmente esgotados fisicamente. E, com a clinica funcionando aqui em nossa cidade será fundamental para humanizar os atendimentos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente entrou como parceira para fiscalizar, obviamente dando as condições para os empreendedores de fazerem uma obra na forma legal, dentro das normas técnicas para atender a população de Açailândia.”

“Hoje a obra esta praticamente concluída, e graças a DEUS, vai beneficiar toda nossa sociedade de Açailândia e os oito municípios da nossa regional, vindo com isso, coroar a melhoria na qualidade da saúde pública de quem precisa fazer tratamento de hemodiálise transformando o município em um polo referencia em saúde, já que a UPA está sendo construída com previsão de entrega para o mês de Fevereiro. O HMA/SESP está sendo reformado, á clinica de Nefrologia esta quase pronta para que a partir de Fevereiro/2016 possa atender aqui os grandes casos que vierem dos municípios da regional de Açailândia”, concluiu Sininger Vidal.

Nova Açailândia ganha Unidades de Acolhimento Adulto e Infantil e mais um Caps
Também neste domingo o prefeito Juscelino Oliveira esteve visitando a área onde serão construídas as novas Unidades de Acolhimento Adulto e Infantil e mais um Caps. A ordem de serviço já foi assinada para o início da construção das duas Unidades de Acolhimento uma Adulto e outra Infantil e de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).

As obras de limpeza e terraplenagem da área começam nesta segunda-feira, 11. Na oportunidade o Prefeito Juscelino Oliveira (PCdoB), falou dos investimentos que Açailândia está recebendo na área da saúde municipal, entre outros assuntos relacionados à administração municipal que também receberão a atenção e investimentos públicos.
“Em entrevista, o prefeito disse que há muito tempo a comunidade cobrava um prédio próprio do CAPS, que geralmente em todas as administrações alugaram casas para atenderem as pessoas, durante várias administrações casas foram alugadas, sendo que as casas que foram alugadas não são adequadas dentro das normas que são exigidas pelo ministério da saúde”, ressaltou Sininger Vidal.

“Nesta área nós vamos ter o nosso próprio prédio do CAPS, o prédio de acolhimento das crianças que por acaso estejam em estado de vulnerabilidade e que não tenham onde ficar.”
“Nesta área localizada na rua Tatajuba/ Bairro Nova será construído um local especifico para as crianças, teremos em cada unidade seis apartamentos equipados com todos os móveis, nestas novas unidades nós vamos ter toda estrutura completa, as pessoas atendidas terão aqui alimentação de boa qualidade, ganharão aqui à construção de refeitório, copa, administração, juntamente com a construção do prédio próprio do CAPS que vai atender aquelas pessoas que precisam de atenção Psicossocial.” Finalizou o prefeito Juscelino Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário