3/01/2016

Sec. de Saúde de Açailandia amplia ações de combate ao ‘aedes aegypti’

A Prefeitura Municipal de Açailandia, através da Secretaria de Saúde amplia ações de combate ao mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão de três doenças, Dengue, Chikungunya e Zika, que vem causando sérios danos à saúde humana, em todo Brasil.
De acordo com os responsáveis pela pasta (saúde), em Açailandia o maior número de casos das referidas doenças, principalmente Dengue e Chikungunya estão sendo registrados nos Bairros Bom Jardim e Laranjeiras, onde existe um ‘mega esgoto a céu aberto’ que corta o Bairro ao meio, um problema antigo que décadas espera uma solução.
Na noite desta segunda-feira (29), dois Carros Fumacê, os quais já tinham estado na cidade em um passado recente, retomaram o trabalho de pulverização em toda cidade de Açailandia. Por conta dos índices alarmantes, o trabalho foi retomado pelos bairros laranjeiras e Bom Jardim, sempre das 5h às 7h e das 18h às 21h.
As unidades (Carros Fumacê) agora pertencem a Regional de Açailandia e atenderá pelo menos oito municípios da região: Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Itinga do Maranhão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Cidelandia e São Francisco do Brejão.
“O carro Fumacê é para combater (matar o mosquito), quanto às larvas a gente já combate diariamente através de larvicidas, indo nos principais focos, como caixas d’água, piscinas, pneus velhos, e outros”, disse Bernadete oliveira, assessora técnica da SMUS.
“É importante destacar que nós estamos empenhados no sentido de cumprir com nosso papel, enquanto gestora de saúde, más a população também precisa fazer sua parte, tomando todos os cuidados necessários, uma vez que até uma simples casca de ovo pode se tornar num criadouro em potencial do mosquito, que causa sérios a saúde humana, causando até mortes”,disse a secretária de saúde, Kerly Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário