9/30/2012

Escutec: diferença de apenas 4 pontos separa Gleide Santos de Elson Santos em Açailândia



Peemedebista tem 44,9% de intenções de votos, contra 40,5% do tucano; levando em consideração a margem de erro, há empate técnico.

A uma semana das eleições, o cenário político em Açailândia mostra indefinição. Apenas 4,4 pontos percentuais separam os dois primeiros colocados em intenções de votos, que estão empatados tecnicamente. A candidata a prefeito Gleide Santos (PMDB), da coligação “Açailândia é de Todos Nós”, aparece com 44,9% da preferência do eleitorado, contra 40,5% de Elson Santos (PSDB), da coligação “Açailândia Unida”. Os dados são da pesquisa Escutec/O Estado, divulgada ontem e regis...

9/28/2012

Jovens preocupam médicos com consumo de álcool via anal e vaginal


Meninas que encharcam absorventes internos de álcool e os colocam na vagina.


Adolescentes têm assutado pais e médicos com consumo exagerado de álcool via anal, vaginal e até pingando no olho.Adolescentes têm assutado pais e médicos com consumo exagerado de álcool via anal, vaginal e até pingando no olho. (Foto Getty Images)
Recentemente, um jovem americano foi hospitalizado em coma alcoólico depois de introduzir uma grande quantidade de vinho por meio de um tubo inserido no reto.
Além de consumir bebida via anal, vários jovens no mundo têm assustado pais e médicos com métodos nada convencionais de se embriagar. Nos Estados Unidos e Europa, vídeos se espalharam na internet com adolescentes pingando vodca nos olhos, método chamado por eles de "vodka eyeballing". Meninas que encharcam absorventes internos de álcool e os colocam na vagina também tem parecido uma prática difundida, além de beberem álcool em gel.
Segundo a Dra. Zila Van Der Meer Sanchez, pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), da Unifesp, os adolescentes que chegam aos prontos-socorros alcoolizados usam menos destas práticas no Brasil do que em outros países, apesar de casos terem sido registrados.
“Os riscos para quem consome álcool desta maneira são exatamente os mesmos de métodos convencionais. O que conta é a quantidade de álcool ingerida, porque independente de onde for, o corpo vai absorver do mesmo jeito”, explicou.
O clínico geral do Hospital das Clínicas, Dr. Arnaldo Lichtenstein, também alerta para o uso cada vez maior de álcool. “O grande problema é o uso abusivo do álcool, independente da via”.
No entanto, além do comportamento extremamente invasivo ao corpo, o ânus, por exemplo, tem mais terminações nervosas e mucosas mais expostas, o que causa uma absorção mais rápida e compromete a percepção da quantidade ingerida.
“Se for tomando de pouquinho em pouquinho, a pessoa vai sentindo e consegue identificar mais fácil a hora de parar. Mas, mesmo assim, depois de parar ainda há uma grande quantidade de álcool no estômago para ser metabolizado e, neste ponto é comum as pessoas passarem mal, vomitarem e colocarem para fora o que ainda não foi absorvido. No entanto, nestes casos de consumo por outras vias, a substância vai ficar ali até ser completamente absorvida”, informou.
Além do estômago e intestino, o álcool é mais rapidamente absorvido pelas mucosas do corpo, desde a boca até o ânus e a vagina. “A absorção é muito grande pelas mucosas. Se você bebe uma taça de vinho e demora uma hora ou duas para ser processado, o consumo pela mucosa leva minutos”, explicou o Dr. Arnaldo Lichtenstein.
“O problema é que o álcool é irritante. Do mesmo modo que irrita o estômago, vai irritar o olho e causar uma conjuntivite, no ânus e na vagina vai acontecer a mesma coisa e pode gerar problema sérios a curto, médio e longo prazo”, esclareceu o clínico do HC.
Os adolescentes que bebem álcool em gel podem ter reflexos no fígado. “Você vai sobrecarregar seu fígado com as substâncias que têm no produto, além do álcool. Pode intoxicar e vai retardar o metabolismo”, informou a Dra. Zila Van Der Meer.
Vale ainda esclarecer que a exceção é pingar bebida no olho, prática que não tem efeito nenhum. “Esta história de pingar nos olhos, teria que ser um caminhão de álcool para deixar bêbado. Nesta região não tem nenhuma relação fazer isto”, comentou a especialista.
Em relação ao consumo via anal, ela esclareceu ainda: “pode dar uma concepção de violência sexual. Vai além do álcool, pode ter caráter de uma agressão sexual”.
O Dr. Arnaldo Lichtenstein ressaltou que a procura pelo prazer sexual também vem junto nestas práticas. “Isto é a busca pelo prazer mais rápido que está sendo misturado com sexualidade. São duas grandes sensações de busca de prazer”, explicou .
Ele alertou ainda que estas práticas não muito comuns acontecem há bastante tempo, mas o que mais preocupa é a quantidade exagerada de álcool que tem sido colocado em questão. “Esta busca desenfreada por sensações de euforia e anestesia é muito preocupante. Alguns pacientes falam em anestesia e usam estes meios mais rápidos para conseguir não só a desinibição que o álcool produz”, concluiu.

9/25/2012

Assassino de Nilvan continua solto e a população pede mais empenho da policia.


A policia civil de Açailândia, até agora não deu uma respostas sobre  a prisão do outro acusado  de matar o  do filho do prefeito de paraibano o 'Pitó' . Nilvan Pereira, foi morto a facadas há dez dias atrás,  quando se encontrava em um bar na vila Ildemar. A vitima trabalhava e morava em Açailândia com sua família há muito tempo e era uma pessoa bastante querida. Um dos suspeito foi preso em flagrante por uma equipe da PM,  quando tentava fugir já o outro acusado,  até agora a policia não deu conta de prender


 Vitima Nilvan Pereira de 36 anos

Genival Lima Gomes (acusado)

Faca utilizada pelo o acusado







9/17/2012

" DEU NO BLOG DA CAPITAL" Roseana apresenta deputado durante comício nesta terça, em Açailândia

O suplente de deputado, Dr. Sérgio Vieira (PTB) de Açailândia, assume uma vaga na Assembleia Legislativa no lugar do deputado Antônio Pereira, que tirou licença de 121 dias. A posse está marcada para a sessão desta segunda-feira às 16h.
Sérgio ao de Roseana e a base governista
Sérgio ao de Roseana e a base governista
O acordo para a posse de Dr. Sérgio envolve uma articulação entre o ex-deputado Deusdedithe Sampaio, o deputado Antônio Pereira e o próprio governo do estado.
A estratégia do governo é fortalecer ainda mais a campanha de seu grupo político em Açailândia, que tem como candidata a ex-prefeita Gleide Santos (PMDB).
O petebista deveria ter assumido desde a semana passada, mas a governadora Roseana Sarney preferiu que ele assumisse apenas nesta segunda.
A governadora estará em Açailândia nesta terça–feira, 18, para participar do comício de sua candidata, quando deve apresentar do palanque, Dr. Sérgio como representante de Açailândia na Assembleia Legislativa.
Dr. Sérgio assume no momento importante para a campanha de Gleide Santos e vem reforçar seu grupo político contra a candidatura de Elson Santos, apoiado pelo prefeito Ildemar Gonçalves, forte adversário do governo estadual.
Com mais de 70 mil eleitores, o município de Açailândia é estratégico para o processo eleitoral de 2014, quando acontece as eleições para governador. Roseana colocará peso para eleger Gleide Santos e colocar Dr. Sérgio na Assembleia é apenas uma das estratégias do governo para derrotar o grupo tucano.
http://www.luispablo.com.br

9/16/2012

Discussão banal resulta em morte na Vila Ildemar



Genival Lima Gomes (acusado)
Açailandia - O Sargento Araújo e Soldado Fabioda 5ª CI de Açailandia prenderam às 16h40min. deste sábado 15/09, o homem identificado como:Genival Lima Gomes(35), morador da Vila Ildemar, acusado de assassinar a facadas por“Motivo Banal”, a vitima:Nilvan Pereira de Sousa (36), morador do mesmo bairro. O crime aconteceu na Vila Ildemar. O acusado foi preso em sua residência quando se preparava para fugir.

Faca utilizada pelo o acusado
Segundo consta no B.O. (boletim de ocorrências), uma simples discussão por causa de 2 (duas) cervejas teria motivado o crime. Há alguns dias atrás a vitima teria tomado duas cervejas no Bar de um Irmão do acusado e não teria pagado. 

Na tarde deste sábado ao se encontrar voltaram a falar sobre a “Divida”, foi quando começaram uma discussão e acabaram travando uma luta corporal, Genival Lima Gomes, o acusado e irmão do dono do Bar acabou entrando na briga e desferindo vários golpes de faca na vitima, que ainda foi levada para o Hospital mais não resistiu os ferimentos e acabou morrendo.
O acusado foi apresentado no 1º distrito policial para as providencias pertinentes ao caso. O corpo da vítima foi levado para o IML (instituto medico legal) de Imperatriz, de onde será liberado para a Família.
Chegada de Genival Lima Gomes (acusado) a Delegacia

Por Antônio Marcos

Com informações da Policia Militar de Açailandia

9/15/2012

AGORA É PRA VALER!!! Dr. Sérgio assume uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado na segunda-feira (17) e Açailândia de fato, terá um "Deputado de verdade".



Açailândia – A licença do deputado estadual Antonio Pereira (DEM) por 121 dias vai proporcionar para Açailândia a oportunidade de ter um deputado genuinamente açailandense. Dr. Sérgio Vieira em solenidade marcada para segunda-feira (17), a partir das 16:00hs, tomará posse do mandato que lhe foi outorgado pela população nas eleições de 2010 quando lhe garantiu a suplência.

Vale ressaltar a importância da Governadora do Estado Roseana Sarney nesse processo, que percebeu a necessidade de Açailândia em ter na capital um legítimo representante do município. Roseana demonstra com isso o respeito e o carinho que tem por Açailândia, além de mostrar que Açailândia tem uma pujança eleitoral importantíssima para o pleito de 2014 quando acontecerá a eleição de governador do Estado.

O jovem advogado Dr. Sérgio Vieira chega na Assembleia Legislativa para assumir um mandato temporário, mas que poderá ser muito mais duradouro em virtude que cerca de 04 deputados da sua coligação concorrem ás eleições municipais nas suas bases e com enorme chance de se elegerem abrindo assim, portanto, a possibilidade de Sérgio ficar por muito mais tempo como representante de Açailândia, na capital do Estado.

Após a posse, Dr. Sérgio retorna para Açailândia acompanhado da governadora Roseana Sarney para juntos fortalecerem ainda mais a campanha de Gleide Santos 15. Roseana deverá participar de um comício da Caravana do 15 e cumprir com o compromisso firmado em reunião com o “Grupão” no palácio dos Lões, no mês de junho, deste ano, declarando apoio incondicional a campanha de Gleide.

“O meu momento na Assembleia pode até ser curto ou não, no entanto, sei de uma coisa: será suficiente para ajudar meu povo de Açailândia, cidade onde nasci, cresci, constitui família e tenho muitos amigos que farão parte desse mandato. Sei também que colocarei meu mandato a disposição da próxima prefeita de Açailândia, que tenho absoluta certeza que será Gleide Santos”, declarou Sérgio ao Blog.



9/12/2012

O TSE ameaça a ficha limpa (UMA NOVA RESOLUÇÃO DO PRÓPRIO TSE, AMEAÇA A APLICAÇÃO DA LEI PARA AS ELEIÇÕES DESSE ANO).


Da IstoÉ
Considerada o caminho mais curto para livrar a política brasileira dos maus gestores e de gente acostumada a se apropriar de dinheiro público, a lei da ficha limpa começou a valer este ano, mas, na semana passada, uma resolução sem muito alarde do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou sua aplicação sob ameaça.
O TSE decidiu que o fato de um administrador ter as contas de sua gestão rejeitadas não é motivo para impedi-lo de ser candidato. Os ministros entenderam que a inelegibilidade somente pode ser declarada se houver provas suficientes de que o político teve culpa pelos desvios ou falhas no uso de recursos públicos.
A decisão que atingiu a alma de uma das mais populares leis brasileiras foi tomada durante a análise da ação que impugnou a candidatura do vereador de Foz do Iguaçu, Valdir de Souza Maninho, por ordenamento irregular de despesas quando ele era secretário de Esportes do município. O TSE liberou o candidato alegando que o Tribunal de Contas não comprovou sua culpa. O mais paradoxal é que a jurisprudência criada prejudica a execução da ficha limpa no exato momento em que o próprio TSE investe mais de um milhão de reais em campanhas no rádio e na televisão em defesa da lei.
A interpretação abre uma brecha que pode beneficiar cerca de dez mil candidatos barrados com base no artigo da lei que exige a aprovação de contas durante gestões anteriores. “Foi aberto um flanco destrutivo na lei e isso partiu de quem menos se esperava: do próprio tribunal. A decisão dos ministros terá um efeito danoso porque a rejeição de contas é o principal item da norma, é o coração dela”, reclama o juiz eleitoral Marlon Reis, um dos maiores articuladores da lei da ficha limpa.
No Rio Grande do Norte, por exemplo, nada menos do que 95% dos candidatos barrados podem se livrar dos processos. “Os ministros dilaceraram o papel e a importância das decisões dos órgãos de controle”, comenta o procurador do Rio Grande do Norte, Carlos Thompson. Em outros Estados, como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, as falhas na aplicação de recursos públicos são responsáveis por mais da metade dos pedidos de indeferimentos de candidaturas.
A lista de casos que guardam semelhanças à do verea­dor de Foz do Iguaçu é extensa e inclui especialmente prefeitos que tentam reeleição e ex-prefeitos em busca de um novo mandato. Em todo País, não faltam exemplos de quem agora têm boas chances de obter sucesso nos recursos ou até de inibir ações de opositores que insistam em falar desses processos.
O senador Cícero Lucena (PSDB-PB), por exemplo, enfrenta a reação de adversários na disputa pela prefeitura de João Pessoa, que tentam impugnar sua candidatura no TSE com base em duas condenações do Tribunal de Contas da União referentes à gestão na capital paraibana. Problemas semelhantes enfrentam outros integrantes do Congresso Nacional. O deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA) tenta voltar ao comando da pequena Luís Eduardo Magalhães, apesar de ainda responder por irregularidades em um convênio assinado em 2004, quando era prefeito. Mesmo condenado pelo TCU, o deputado federal José Vieira (PR-MA) também disputa a prefeitura de Bacabal.
Um dos entraves à aplicação da lei da ficha limpa é que, ao exigir provas sobre a culpa dos gestores no mau uso de recursos públicos, o TSE entende que caberia aos Tribunais de Contas avançarem nas análises técnicas e nas argumentações jurídicas a ponto de produzirem provas, o que não é uma prerrogativa desses tribunais. Além disso, o TSE provoca insegurança jurídica ao dar argumentos aos políticos ficha suja a recorrer da condenação. Em alguns Estados, esses recursos podem anular completamente os efeitos da ficha limpa, uma vez que quase a totalidade dos pedidos de impugnação foi feita com base em pareceres técnicos de Tribunais de Contas.
Em resposta às reações contrárias, o TSE alega apenas que a exigência de provas mostrando a culpa dos gestores está prevista na própria lei. Para o ministro Arnaldo Versiani, quando a decisão do Tribunal de Contas não menciona a existência de dolo, “merece prevalecer o direito à elegibilidade”. “O problema é que esse argumento não leva em conta o fato de que esses tribunais fazem apenas a análise técnica”, contrapõe o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcanti.
Essa não é a única decisão do TSE comemorada por políticos encurralados pela Justiça. Em junho, os ministros determinaram que a rejeição das prestações de contas de campanhas eleitorais anteriores não é motivo de impugnação de candidaturas. A decisão dividiu a Corte e foi desempatada pelo ministro Dias Toffoli.
O próprio Arnaldo Versiani foi criticado por ter definido que a responsabilidade por julgar a legalidade dos gastos dos prefeitos é das Câmaras Municipais e não dos Tribunais de Contas. O ministro ignorou o fato de que esses julgamentos, quando feitos por vereadores, se baseiam em critérios políticos e negociações partidárias. Práticas que, como tantas outras, poderiam ser expurgadas do País, não fossem decisões que colocam em risco os avanços da democracia.

9/11/2012

Governadora Roseana vem Açailândia para participar de comício de Gleide 15


Açailândia -Tudo confirmado! Governadora Roseana Sarney, estará  em Açailândia nesta terça feira dia 18, para participar de um  grande comício da coligação "AÇAILÂNDIA É DE TODOS NÓS" que tem Gleide Santos, como candidata a prefeita pelo PMDB.

Além de participar do comício de sua aliada Gleide Santos, Roseana  vai apresentar ao povo  o Dr. Sergio Vieira do PTB, como deputado estadual de Açailândia, que assumiu a vaga de Antônio Pereira , no inicio dessa semana.  

De acordo com informações da assessoria do deputado Sergio Vieira, a governadora  fará um discurso totalmente voltado para seu grupo  politico em  Açailândia, pedindo ao seus eleitores que votem em sua candidata Gleide Santos, dia 7 de outubro.



Senado considera crime hediondo desviar verba da educação ou saúde


Senado.Senado. (Foto Reprodução)
A Comissão de Educação do Senado aprovou projeto de lei nesta terça-feira que considera crime hediondo (grave) as fraudes praticadas em licitações, contratos e programas nas áreas da saúde e educação públicas.
O presidente da comissão, Roberto Requião (PMDB-PR), lembrou que a matéria será remetida à apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo ele, como se trata de tipificação criminal, o projeto deve ser encaminhado pela CCJ à comissão especial do Código Penal.
O autor da proposta, Lobão Filho (PMDB-MA), lembrou que o Departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou estudo em que demonstra que praticamente 70% dos recursos públicos desviados no País são das áreas da saúde e educação.

9/10/2012

RODOVIA DA MORTE: Pai e filha morrem em grave acidente na BR-135



Pai e filha foram vítimas na manhã desta segunda-feira de mais um trágico acidente na BR-135

O casal Alexsandro Lima Cruz, 29 anos, e Natália Ferreira Lima, 27 anos, na companhia da filha Aléxia Isabelle Lima Cruz, de 4 anos, retornavam de São Luís para o município de Pindaré Mirim quando sofreram um grave acidente.

Alexsandro Lima e a filha Aléxia morreram na hora. O pai ficou preso às ferragens enquanto a filha, que viajava no banco de trás na cadeirinha recomendada pelas normas do trânsito, não resisitiu ao impacto e acabou morrendo.

A mãe da criança sofreu uma forte pancada na cabeça e foi conduzida para um hospital em São Luís em estado grave.

De acordo com informações colhidas no local pelo Gi Portal, o automóvel Celta de placas NMX-8542 trafegava sentido São “Luis x Perizes” quando colidiu com uma caçamba de placas NHT-4633 que trafegava no sentido contrário.

A caçamba teria tentado ultrapassar um caminhão carregado de tijolos que estava no prego estacionado no reduzido acostamento do Campo de Perizes.

Segundo informações de familiares, Alexsandro queria retornar ontem à noite para Pindaré-Mirim, onde, junto com a esposa, era professor. Mas temendo viajar no período noturno optou por retornar pela manhã.

Alexandro era membro da Igreja Adventista do sétimo dia e veio a São Luís para visitar parentes, aproveitando o feriado de 7º de setembro.


9/04/2012

Preso tem direito a escola, trabalho e pode pedir dinheiro do governo para os filhos


Preso tem direito a escola, trabalho e pode  pedir dinheiro do governo para os filhosPreso tem direito a escola, trabalho e pode pedir dinheiro do governo para os filhos (Foto Reprodução)
Você sabia que um presidiário tem direito de estudar e trabalhar enquanto estiver atrás das grades? E que pode receber benefícios como o auxílio reclusão, aquele dinheiro que vai ao filho, à mulher ou ao companheiro do preso enquanto ele estiver encarcerado?
Apesar de os benefícios dos presos levantarem polêmica no Brasil, os direitos dos encarcerados estão assegurados pela Constituição Federal de 1988 e têm o objetivo de ajudar a reintegrar o presidiário à sociedade.
O que determina como deve ser cumprida a sentença de um condenado é a Lei de Execução Penal. Nela estão descritos processos que buscam a recuperação e a dignidade do preso, para que seja libertado em harmonia com a sociedade.
Mesmo que essa lei tenha o objetivo de garantir esses direitos, parte deles está aquém da realidade. O site apurou alguns pontos polêmicos sobre os direitos dos encarcerados com Gilmar Bortolotto, promotor de Justiça no Rio Grande do Sul sobre o tema.

A Lei de Execução Penal garante ao preso o direito à educação. Em geral, penitenciárias contam com cursos supletivos ou de ensino básico e fundamental.
Direito à educação
Mas nada impede que o encarcerado faça um curso superior, a distância ou mediante autorização de saída partindo do juiz.
Direito ao trabalho
Os presos tem o direito a trabalhar e a ganhar um salário. Caso ele esteja em regime fechado, este dinheiro fica guardado em uma poupança.
Neste caso, ou ele atua em uma empresa instalada dentro da penitenciária ou pode trabalhar em uma obra pública, mediante escolta.
Direito à saúde
Caso o preso se acidente ou precise de atendimento médico, o governo tem o dever de atender a esta demanda. Se ele possuir ou desenvolver uma doença crônica, também.
Segundo Bortolotto, "se o poder público não o levar, ele não terá como fazê-lo por conta própria". Ainda de acordo com o promotor, a média é de uma morte a cada 13 dias nos presídios do RS, por violência, suicídio ou doença.
Direito ao auxílio reclusão
Este é um dos pontos mais polêmicos. Ao contrário do que muitos pregam, o auxílio reclusão é um benefício concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ao cônjuge, companheiro ou filho do preso. Mas, para recebê-lo, é preciso atender a uma série de requisitos.
Entre eles, estar trabalhando no momento da prisão e ser contribuinte do INSS. O promotor Gilmar Bortolotto diz que "o filho não tem de pagar pelo erro do pai".
— A intenção é, de alguma maneira, tentar reduzir o impacto do delito sobre a família do preso.
Direito a berçário ou creche
A mulher encarcerada que ficar grávida tem o direito a cumprir pena em cela especial enquanto gestante. Após o parto, ela tem o direito de amamentar o filho até seis meses.
A partir deste prazo, a lei determina que a criança fique em creches para abrigar crianças com mais de seis meses e menos de sete anos, na penitenciária. Mas na prática, as crianças acabam ficando com os avós ou parentes da presa.

9/03/2012

Alex Santos leva uma multidão no seu 11º comício A onda 43 tomou conta do Brejão



São Francisco do Brejão – Uma multidão incalculável de pessoas, na última sexta-feira (31) acompanhou o candidato à reeleição, Alexandre Araújo Santos, o popular Alex Santos (PV).
O candidato acompanhado dos candidatos ao cargo de vereador, correligionários e admiradores, percorreu as ruas e avenidas do município de São Francisco do Brejão, aonde conversou com cada um morador e mostrou os seus inúmeros projetos que serão implantados na sede e fora do município.
Dentre eles estão à perfuração de um poço artesiano, na Vila Pitica, no povoado de Trecho, uma emenda do deputado estadual Dr. Antonio de Pádua; a perfuração de um outro poço na Vila Franciscano II, na sede do município e bloqueteamento de várias ruas e avenidas na sede do município.
A caminhada do candidato a prefeito Alex Santos deu início às 17hs, terminando por volta das 19hs, aonde pontualmente às 20hs, deu inicio o seu 11º comício onde uma grande multidão recebeu com aplausos o candidato a prefeito Alex Santos e todos os candidatos AP cargo de vereador pela coligação “A luta é pelo Povo”.
Às 21hs, o ex-prefeito de Açailândia, Jeová Alves que vem apoiando Alex Santos, discursou e mostrou vários e bons projetos que o candidato Alex Santos implantará na cidade a partir do dia 08 de outubro.
O deputado estadual Dr. Antonio de Pádua que também está apoiando Alex Santos em Brejão e é autor de várias emendas para o município, disse em seu pronunciamento, “que hoje sem dúvida alguma, para a cidade de São Francisco de Brejão continuar crescendo e se desenvolvendo muito mais ainda na educação, saúde, segurança e na Infraestrutrura é a reeleição de Alex Santos que fez até o momento, um governo invejável.” Da assessoria.

9/01/2012

Açailândia mantém-se como a oitava cidade mais populosa do Maranhão

193.946.886 habitantes estimados em todo Brasil, 2.170.457 estão nas 10 cidades mais populosas do Maranhão, que tem 6.714.314 habitantes, no total. São elas: São Luís (1.039.610), Imperatriz (205.063), São José de Ribamar (167.714), Timon (159.471), Caxias (158.059), Paço do Lumiar (110.321), Codó (119.079),  Açailândia (106.422),  Balsas (87.057) e Barra do Corda (84.180).

O município maranhense com menos habitantes, segundo os dados do IBGE, é o de Junco do Maranhão (3.792 habitantes), a 212 km de São Luís. Os demais, com população abaixo de 5.000 habitantes são: São Félix de Balsas (4.636 habitantes) e São Pedro dos Crentes (4.486 habitantes).

A estimativa de população em todo Brasil foi divulgada nesta sexta-feira (31), pelo IBGE, que utilizou a data de 1º de julho deste ano, como referência para consolidação dos números.

Os dados são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários, além de ser um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União, na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. Esta divulgação anual obedece à lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e ao artigo 102 da lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992.

A tabela com a população estimada para cada cidade está publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) de hoje. Cada município, tem até 20 dias após a publicação das estimativas, para apresentar reclamações fundamentadas ao IBGE, que decidirá conclusivamente, se há divergência nos dados apresentados.

Até 31 de outubro, o IBGE vai encaminhar as estimativas definitivas ao Tribunal de Contas da União.