10/11/2011

"O mal é a ausência do bem". II Carta de São Pedro

Certa vez um professor ateu desafiou seus alunos fazendo a seguinte pergunta: “Deus fez tudo que existe?”. Um estudante prontamente respondeu dizendo que sim. O professor, então, fez a seguinte afirmação: “Se Deus fez tudo, então ele também fez o mal, e se aquilo que fazemos é reflexo do que nós somos então Deus é mal!”. O estudante então ficou quieto e o professor começou a se vangloriar de que a fé era apenas um mito.

 Mas outro aluno fez então a seguinte pergunta ao professor ateu: “A escuridão existe?”. O professor logo respondeu: “Claro que sim.” O estudante então disse o seguinte: “A escuridão não existe! A escuridão é a ausência de luz. Estuda-se a luz, mas a escuridão não. O prisma, por exemplo, decompõe a luz branca nas suas várias cores. A escuridão não. Como se faz para determinar quão escuro está um local? Com base na quantidade de luz presente, não é mesmo? A escuridão é um termo criado para descrever a ausência de luz”.


 Finalmente o aluno fez mais uma pergunta ao professor ateu: “O mal existe?”. O professor respondeu prontamente: “Claro que existe!”. O estudante então falou novamente: “O mal não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. Deus não criou o mal! O mal é o resultado da falta de Deus no coração das pessoas. É como a escuridão que acontece quando não hã luz. Na ausência de Deus na vida das pessoas aparece o mal”.